Casa do Vale

Tipo: Construção de habitação unifamiliar
Cliente: Privado
Localização: Penafiel, Portugal
Estado: Construído
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Daniel Oliveira, Ángel Delfín, Amparo Salvador e Rafael Morais
Data de Projeto: 2011-2013
Data de Construção: 2014-2015
Área do Terreno: 3.305 m2
Área de Implantação: 390 m2
Área Bruta de Construção: 390 m2
Fotografia: Its – Ivo Tavares Studio

A casa do Vale localiza-se no centro da cidade de Penafiel, num terreno com uma vista deslumbrante sobre o Vale do Cavalum.
Com um formato irregular e uma ampla variação de altimetrias, o terreno garante uma zona plana no confronto com a via pública, na qual se realiza a entrada.

A chegada à casa mostra-se emocionante devido à sua forma abstrata e protegida, sem quaisquer aberturas deste lado, despertando a curiosidade do visitante. Apresenta-se fechada para a entrada no lado norte. No entanto, depois de se entrar, um pátio dá-nos as boas-vindas apresentando uma bela vista do vale, excedendo a expectativa da experiência arquitetônica. A casa desenha-se totalmente aberta para o lado do vale – primeiro estamos “cegos” e protegidos e, em seguida, livres e abertos. A vista do vale torna-se no único entorno do edifício.
Com uma contemplação exemplar sobre a paisagem, o volume estende-se até ao exterior e tenta integrar-se, para se desfrutar do melhor deste ambiente. Desta forma, a vivenda materializa-se segundo uma peça horizontal, com aproximadamente 30m de frente e apenas um piso visível, tendo um outro enterrado. Funcionalmente a casa organiza-se segundo uma divisão da sua planta em duas partes: zona social, com as salas, cozinha e áreas técnicas; e zona privada, onde figuram os quartos. O pátio central, de entrada, determina a separação física destes dois grupos.

O volume homogéneo, estabilizado e adaptado sobre o local, foi trabalhado segundo o movimento de recuo da fachada sul, criando um ritmo de negativos para proteção solar e de chuvas. O alpendre a sul garante o usufruto do espaço exterior contíguo à casa, seguido por um relvado que protege e enquadra as vistas exteriores.
Os pátios estão constantemente a sugerir vida ao ar-livre. A relação interior-exterior, e o contexto glamoroso do ambiente contemporâneo – limpo, prático e confortável – pede-nos silêncio para deixar a paisagem tornar-se o mestre deste espaço.