Casa Peixe

Tipo: Alteração de habitação unifamiliar
Localização: Aveiro, Portugal
Estado: a decorrer
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Jéssica Barreto, Ana Soares, Ana Rita Gomes
Data de Projeto: 2018-2022
Data de Obra: a iniciar
Área do Terreno: 97 m2

Área de Implantação: 73 m2
Área Bruta de Construção: 130 m2

Autor do Projeto Original: Desconhecido
Artista 3D: Tiago Vieira da Silva

A Casa Peixe faz-nos reflectir sobre a cidade e os seus elementos distintos,  que entre si estão intrinsecamente ligados, pois lemos a cidade como se se tratasse de um palimpsesto urbano que marca e narra diferentes memórias e histórias.

Localiza-se no bairro pitoresco da Beira-Mar, que faz parte da malha urbana densa e de ruas estreitas do centro histórico de Aveiro, sendo as fachadas, maioritariamente revestidas a azulejos de composição ritmada e colorida. Na sua proximidade encontram-se elementos urbanos de carácter social e cultural como a Capela e o Largo de São Gonçalinho e a Praça do Peixe.

Assim, e inserida numa estrutura arcaica, a proposta sugere a evolução da técnica e incentiva o respeito sobre o contexto histórico e social. Essa é a evolução e o processo dinâmico da cidade, qué dá continuidade à sua forma e função.

A nova proposta representa o desejo da habitabilidade contemporânea, sem interferir no seu contexto. A tipologia e função da habitação distribui-se ao longo de um volume longitudinal que acompanha o lote e garante um pátio tardoz que termina numa viela de acesso pedonal. Neste alçado, que é posterior, desenha-se um elemento sedutor sobre o envidraçado – uma estrutura em alumínio formada por pequenos elementos em forma de escama, uma alusão à imagem do peixe. É uma segunda pele, permeável, que permite ocultar e vislumbrar ao mesmo tempo, ou simplesmente abrir-se para permitir à moradia a relação direta com o seu pátio espelho-de-água.

Por antítese, a intervenção no alçado frontal, é subtil e garante harmonia com a sua envolvente. Esta dualidade realça a complexidade do tempo e os processos de transformação, que em todo o caso reflectem a experiência subjectiva e colectiva.