Edifício Martins

Tipo: Reabilitação de Edifício Misto
Cliente: Privado
Localização: Ílhavo, Portugal
Estado: Em construção
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Data de Projeto: 2021
Data de Construção: 2023 – a decorrer
Área do Terreno: 860 m2
Área de Implantação: 330 m2
Área Bruta de Construção: 550 m2
Autor do Projeto Original: Desconhecido
Artista 3D: Tiago Vieira da Silva

O Edifício Martins apresenta um discurso disruptivo sobre a transitoriedade espacial e temporal. A composição arquitetónica, funcionalidade e tipologia alteram-se consoante o desejo dos utilizadores e o seu contexto. Assim, como é um edifício de habitação multifamiliar, comércio e serviços, a transitoriedade é também sobre espaço doméstico e público, resultando num elemento mediador entre duas realidades: intimidade e exterioridade.

A reabilitação e ampliação advém da sua complexidade programática pois apresenta diferentes finalidades (um T2, um T4 e uma loja), sendo necessário autonomia para os espaços distintos, garantindo flexibilidade e a sua utilização independente.

A imagem e forma leem-se como um volume íntegro e coerente. A sua materialidade e tonalidade contribuem para a homogeneidade e a ligação das duas realidades e épocas do edifício. Por isso, a fachada original é revestida por uma estrutura metálica, como uma segunda pele, que lhe atribui qualidade estética e uma linguagem contemporânea, até então desprovida.

Este elemento define um limite visual, através da sequência ritmada de perfis metálicos, que criam um jogo de permeabilidade ou restrição visual, permitindo a passagem de luz e a relação com a envolvente, tornando a fachada original discreta. A fachada posterior é rasgada em grandes envidraçados, complementando a complexidade da espacialidade interior, sem medo da falta de privacidade, dada a proteção do logradouro.