Tipo: Reabilitação interior de espaço empresarial
Cliente: Privado
Localização: Ílhavo, Portugal
Estado: Em construção
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Daniel Antunes, Rabia Yiğit
Data de Projeto: 2022
Data de Construção: 2024 – a decorrer
Área do Terreno: 1045 m2
Área de Implantação: 1045 m2
Área Bruta de Construção: 1107 m2
Autor do Projeto Original: Desconhecido
O projecto MOOD Furniture consiste na renovação interior de uma sede de empresa de mobiliário de escritório. Surge da premissa da funcionalidade arquitectónica aliada ao prazer estético, num paradigma que combina as necessidades dos colaboradores e dos clientes, na experiência e organização espacial.
O desenho do logótipo da empresa foi uma referência na criação do conceito espacial do showroom, pela sua característica curva e fluída. É um espaço liminar. Por isso, o seu desenho é fulcral neste projecto pelo seu carácter de transição (física e visual) e de sequência (o lugar que conecta a outros lugares). Surge a ideia de promenade arquitectónica num desenho que é convidativo ao percurso pela exibição de mobiliário e que permite a circulação entre espaços.
No primeiro piso encontra-se o armazém de apoio para as diversas operações logísticas da empresa – recepção de mercadorias, armazenamento, order picking e respectiva expedição. No segundo piso a distribuição espacial divide-se em três ambientes distintos – o showroom, os escritórios e a sala polivalente. No showroom cria-se um jogo de plataformas, através de diferentes cotas, que lhe oferece um carácter escultórico e sedutor. Na zona de escritórios encontra-se a sala de reuniões, o escritório criativo e dois gabinetes de direcção. A sala polivalente é um espaço de refeições, de descanso e serve também o propósito de ser um espaço de trabalho intimista e descontraído.
Este projecto trata-se de uma abordagem aos espaços de trabalho segundo o conceito de living office, enquanto alternativa às ideias convencionais, transformando-os em lugares dinâmicos que contribuem para a conectividade, produtividade e prosperidade.
Estas premissas são possíveis através de configurações intencionais transformando o espaço como ferramenta própria para alcançar os objectivos da empresa. Valoriza-se a experiência humana através da organização e optimização espacial, funcionalidade arquitectónica e considerações ergonómicas.
Neste projecto em específico enfatiza-se a continuidade espacial e a permeabilidade visual que apenas é possível através da materialidade e matiz. A dialéctica entre cor escura (tecto) e cor clara (paredes e pavimento) reforça a ideia de perspectiva horizontal que contribui para a continuidade espacial. A separação de compartimentos através de elementos leves e transparentes contribui para a permeabilidade visual.
A paleta de cores seleccionada e a respectiva materialidade contribuem para o conceito de living office que, neste caso, apresenta uma qualidade industrial, contemporânea, confortável, flexível e elegante.