Tipo: Construção de piscina coberta de apoio a habitação unifamiliar
Cliente: Privado
Localização: Águeda, Portugal
Estado: Concluído
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Rafael Morais
Data de Projeto: 2015
Área do Terreno: 120 m2
Área de Implantação: 70 m2
Área Bruta de Construção: 70 m2
O presente projeto visa a construção de um edifício destinado a uma piscina coberta, a implantar no logradouro de uma vivenda unifamiliar, localizada em Águeda.
A pré-existência é definida por um espaço dividido em 2 cotas: a baixa, contígua à rua; e a alta, que se relaciona com o piso térreo da habitação.
Desta forma, a proposta arquitetónica visa a edificação de um volume capaz de resolver a diferença de alturas proporcionando, ao mesmo tempo, a criação de um novo ambiente, tanto para a zona de entrada, com o jardim à cota baixa, como para o terraço, à cota alta, de contemplação da vasta paisagem circundante.
O edifício propõe-se permeável, de forma a assegurar a continuidade da relação entre as duas cotas, impossibilitando tornar-se numa barreira.
Assim, a Piscina Pérgula é composta por uma repetição de elementos estruturais que, formando uma composição ritmada de positivos e negativos, tornam o edifício numa peça tanto aberta como fechada, sendo permeável sem ser “oferecido” ou “descarado”.
Composto por betão branco e vidro, o edifício complementa a envolvente já construída, formalizando-se como um volume autónomo, assumindo a diferenciação dos estilos arquitetónicos existentes.
O respeito pelas opções cromáticas, alinhamentos de fachadas e cérceas, faz com que a peça se enquadre no local. Os arranjos exteriores vêm, por outro lado, consolidar todas as realidades, garantindo a uniformização do conjunto.
A luz, as vistas e a constante sensação de estarmos num espaço exterior é a motivação deste projeto, que é propício à prática do desporto mas, também, ao prazer de gozar de um espaço de atividades lúdicas para toda a família.