Porta h9

Tipo: Estudo para habitação unifamiliar evolutiva
Cliente: Concurso
Estado: Concluído
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Daniel Oliveira
Data de Projeto: 2011
Área de Implantação: 25 m2
Área Bruta de Construção: 360 m2

O presente projeto visa o estudo de uma habitação unifamiliar, que pretende ser modelo de introspecção para a efemeridade das soluções rígidas da arquitectura.
A peça desenvolve-se através da forma em circunferência, que possibilita uma maior economia energética e que permite uma maior relação com a envolvente, assim como uma contínua exposição solar. A premissa é o seu desenvolvimento em espiral, que pretende fazer com que o percurso entre os vários espaços se torne um passeio contínuo, sem fim. Este percurso, é reforçado por uma rampa exterior que liga os três pisos da habitação, e que se torna o elo de ligação que permite aos espaços criados, no rés-do-chão e cobertura, incluírem-se na restante casa.

O acesso em espiral acaba por ser, também, o elemento de ensombramento para o piso habitacional e que amplia a área exterior coberta.
A estrutura foi modelada segundo um núcleo central fixo, que suporta todo o restante corpo suspenso, como se de uma árvore se tratasse, com respectivo tronco e copa, sendo o tronco composto por zonas de serviço e a copa pelos os espaços a explorar.

A casa, que se pretende ser flexível em termos de ocupação espacial, foi desenvolvida segundo uma regra de painéis dispostos pelo perímetro, que se deslocam para formar as compartimentações. Esta regra permite uma infinidade de soluções interiores, sendo o elemento, com o qual, o habitante pode interagir para criar e recriar o seu habitat.
A solução escolhida nesta apresentação formou-se segundo uma hierarquia de espaços, comuns e privados, que se dispõem de Oeste para Este, oferecendo-lhes a melhor orientação solar.
Embora formalmente estudada, já no início da segunda metade do séc. XX, esta volumetria continua a ser representativa de um futuro próximo, na qual o Homem não muda de casa pois a casa é mudada por ele.