Testemunhos

Casa Deck

Localização: Vagos, Portugal
Estado: Construído


Há sete anos atrás, nascia a nossa casa, resultado da ampliação e alteração da moradia que já possuíamos. Tivemos, o que entendemos ser, uma segunda oportunidade, com a correção de uma moradia que nunca fora projetada e idealizada para nós enquanto família e a qual nunca sentimos como lar.
A conceção e execução desta ampliação foi entregue à Frari, sem nunca imaginarmos que,simultaneamente, estariam a desenhar os nossos sonhos e o nosso futuro. Hoje, volvidos sete anos, podemos afirmar, sem qualquer dúvida, terem sido os anos mais felizes da nossa vida. Neste espaço criado para nós, pelo qual somos verdadeiramente apaixonados, onde os nossos filhos crescem e sonham, onde a nossa família e amigos criam memórias, onde somos verdadeiramente felizes e completos, construímos a nossa história, o nosso lar.
Acima de tudo, não é possível medir o orgulho e a gratidão que sentimos pela Frari, porque o capítulo mais bonito da história da nossa vida, da nossa família, é o que começámos a desenhar quando lhes entregámos o projeto da nossa casa.
Nós somos verdadeiramente felizes neste cantinho, moldado a todos os nossos sonhos, desenhado à nossa imagem, para concretizar as nossas necessidades, pensado ao detalhe em cada uma das nossas personalidades, sem nunca descurar a qualidade, a exigência, o rigor na execução. Acordar e adormecer numa casa que é um sonho tornado realidade, não foi sorte, foi resultado da opção de entregar a nossa vida nas mãos de quem pensa e trabalha por e para nós, clientes. Temos a certeza que mais do que projetar casas, concretizam sonhos e definem futuros.
À Frari, desejamos toda a felicidade e sucesso deste mundo! Não há palavras que consigam agradecer toda a felicidade em que transformaram o nosso mundo! Que continuem a mudar vidas e a transformar sonhos em realidade.

Os Clientes

Casa do Arco

Localização: Ílhavo, Portugal
Estado: Construído


Escrever sobre o meu próprio projeto é ingrato!Muitas vezes intitulada de “obra de arte” é um orgulho? Sim, claro! Mas a minha maior felicidade é a satisfação com que serve o seu propósito: ser o perfeito lar da minha família!”

Arquiteta Maria Fradinho

Casa J

Localização: Albergaria-a-Velha, Portugal
Estado: Construído


A razão inicial da intervenção na nossa moradia foi a urgente necessidade de colmatar diversas patologias resultantes de infiltrações por capilaridade, não querendo avançar com medidas paliativas mas antes para um solução eficaz face aos problemas identificados mas igualmente preventiva para eventuais novos problemas.
Nesse sentido, procurámos o gabinete de Arquitetura FRARI, em que logo na primeira conversa percebemos o potencial da moradia de forma a vermos os problemas de infiltração resolvidos mas também para corresponder à praticabilidade de uma casa vivida por uma família, agora necessariamente numa outra fase da vida, volvidos 13 anos. Neste contexto, alguns espaços foram repensados, dando mais conforto e privacidade a todos os elementos da família, começando por eliminar um quarto, permitindo os três restantes passarem a suites.
A segunda intervenção foi potenciar a utilização da sala de jantar, que desde sempre esteve em 2º plano. Assim, a cozinha passou a servir unicamente para a preparação das refeições, estando o convívio familiar centrado exclusivamente na sala.
Por fim, a grande alteração verificou-se no exterior. O espaço antes destinado ao apoio da piscina existente era servido unicamente por uma simples churrasqueira, tendo esta sido grandemente ampliada e melhorada, resultando num elegante salão para convívio.Sempre foi apanágio nosso de que as casas são para serem verdadeiramente vividas por todos os elementos que as habitam e não meras obras arquitetónicas.
Nesse sentido, um projeto que foi algo arrojado para a época da sua construção, com a intervenção do Gabinete de Arquitetura FRARI, agora sim, a CASA J corresponde às atuais necessidades, tendo o resultado final sido do agrado de todos, em especial dos filhos, agora adolescentes!”

Os Clientes

Casa Diagonal

Localização: Aveiro, Portugal
Estado: Construído


Ela gostava de apartamentos, ele queria viver numa moradia, sobretudo agora com 2 filhos que iriam usar o espaço exterior.
A decisão não era fácil, mas o mercado imobiliário ajudou a tomá-la e logo no primeiro contacto com a Arq. Maria Fradinho se dissiparam quaisquer dúvidas que subsistissem. A empatia foi gigante e, julgam, recíproca.
Todas as ideias-chave que transmitiram à FRARI foram respeitadas no projeto-base e cedo perceberam que aquele atelier só ficaria satisfeito se o seu sonho fosse conseguido e não apenas se a moradia viesse a ser digna de capa de revista(que é!).
Todo o processo foi–do início e mesmo após conclusão–supertranquilo, sentiram-se sempre muito acompanhados e o trabalho da FRARI foi muito além do que tinham imaginado.
Hoje, sentem-se os 4 muito, muito felizes na sua casa, sobretudo porque se identificam com tudo o que foi projetado.
Prova disso é o facto de todos os seus amigos e familiares que os visitam na casa manifestarem que “ela é a vossa cara, nota-se que foi mesmo feita a pensar em vocês e nas vossas dinâmicas”. O que é verdade!
E, por isso, estaremos eternamente gratos e recomendamos a FRARI sem pestanejar.”

Os Clientes

Casa 109

Localização: Vagos, Portugal
Estado: Construído


A nossa casa é espetacular, é o melhor lugar do mundo.Credo! Isto soa terrivelmente vulgar mas é mesmo assim como está escrito.
Mudamos para nossa casa em 2021. “Nossa” não tanto no sentido de donos mas também pelas escolhas pessoais que fizemos durante a execução do projeto, imaginando que viveríamos lá o resto das nossas vidas. Tivemos uma fase de adaptação longa, que ainda está a decorrer embora mais diluída. Tivemos de nos adaptar a espaços maiores, mais organizados, maiores comodidades sem esquecer das manutenções maiores. Fizemos uma “coisa” meio grande… olhando vimos uma obra bonita, sofisticada, confortável com uma exposição solar incrível e sim, é grande como desejamos.
Temos espaço para arrumações, para circular à vontade, para ver o por do sol, para fazer exercício, relaxar no spa, guardar bicicletas, fazer refeições lá fora, jogar à bola… e também para festas – juntar a família e os amigos para dançar, cantar karaoke, beber uns copos – comemorar as alegrias e as tristezas num sitio muito agradável.
Sem dúvida que para nós, o grande projeto de habitação é aquele onde sentimos estar no melhor lugar do mundo – é aquele lugar para onde queremos ir todos os dias no final do trabalho, estar com aqueles que amamos, sentar no sofá, ver um filme a comer pipocas, depois, quando nos deitamos ter a sensação maravilhosa de dormir em tranquilidade – é um refugio e um abrigo.
Estamos muito gratos à Arq. Maria Fradinho por nos ter aberto o caminho para a realização do nosso projeto.”

Os Clientes

Casa dos Anos 40

Localização: Ílhavo, Portugal
Estado: Em Construção


O nosso projeto nasce de um desejo de investir em Portugal, mais precisamente em Ílhavo, na zona histórica numa casa antiga com traços de um passado rico da historia do município. Radicados em França desde sempre optamos há algum tempo por regressar à Portugal.
O investimento que queríamos dar à casa desejada foi de uma certa maneira participar à reabilitação do património nacional fazendo a escolha de uma casa dos anos 40 construída em tijolo de adobe, um dos materiais mais antigos utilizados no mundo. A necessidade de recorrer à FRARI fez sentido porque a reabilitação merecia todos os cuidados ligados à essa especificidade. Adaptar uma moradia de modelo antigo na construção para torna-la única mas sobretudo ligada par o futuro.
O projeto foi global, completamente assumido pela Arquitecta Maria João Fradinho e colaboradores. Gostamos do seu empenho, entusiasmo, dedicação mas também a convivência respeitosa dada aos empregados e Engenheiros envolvidos na obra. Os axos principais da reabilitação foram : Conservar a traça antiga de tudo o que tinha valor (escadaria em madeira, portadas interiores, tetos moldados…). A FRARI concretizou uma nova redistribuição dos espaços, uma atenção cuidada nos pormenores mas sobretudo soube criar uma modernidade assumida numa utilização pratica, confortável e elegante de todas as áreas.
O projeto foi complicado: período de covid, procura de uma empresa especializada, a nossa incapacidade de vir em plena pandemia…. A presença continua da Maria João facilitou e tranquilizou nos nesse longo período incerto.
Ainda não vivemos na casa mas estamos com muita pressa disso…
Um beijo nosso e os nossos agradecimentos”

Os Clientes

Casa da Piscina

Localização: Vagos, Portugal
Estado: Construído


Obrigada a Frari por ao longo de todo o processo nos ter apoiado em todos os aspetos, por nos terem aliviado a carga de uma construção e porque sem elas nada do que idealizamos teria sido concluído com tamanho sucesso!
À medida que a nossa família foi crescendo e as crianças surgindo sentimos a necessidade de aproveitar mais os espaços exteriores da nossa vivenda que até à data não nos fazia sentido! Assim que falamos com a Maria João percebemos que ela seria a pessoa indicada para este mini projeto, sendo que seria apenas um apoio à casa principal mas extremamente importante para nós: queríamos uma mini casa com piscina onde fosse possível receber todos os nossos amigos de verão e inverno mas que servisse também para os serões da nossa família! 
Queríamos um espaço com baixa manutenção, que não nos obrigasse a viver em função da casa mas que nos trouxesse as melhores recordações do crescimento dos nossos filhos e dos seus amigos! 
Queríamos sentir que estávamos de férias sem sairmos do nosso lar! 
Agradecemos a FRARI por ter respeitando todos os nossos desejos e ter elevado os mesmos a um patamar acima! Agradecemos à Frari porque sem eles efetivamente não nos seria possível aproveitar tão fácil a vida da exterior.
Obrigada e parabéns pelos 12 anos
Que venham outros tantos cheios de sucesso”

Os Clientes

Começo por
Congratular
A dúzia!

Da casa:
Inacabada,
Culpa própria.

Do cliente:
Cismado
Teimoso,
De ideias,
Pouco flexível.

Da arquitecta:
Profissional
Traça bem definida,
Escola do Porto “A melhor do curso”
A cada projecto,
Dedicação total.

Do projecto:
Cada linha debatida,
uma batalha de teimas,
o resultado,
excelente!

Se pelo marketing
O produto
Excelente qualidade
O Portfólio fala por si.

O Preço:
Adequado à qualidade que oferece.

A Praça:
Boa localização,
No Edifício
Da Santa Torturada.

A Promoção
Desconheço a totalidade das campanhas.
Das que conheço são
Adequadas ao producto
Adequadas aos cliente que procura.”

O Cliente

Casa Vermelha

Localização: Vagos, Portugal
Estado: Projeto Concluído


“Primeiro gostaria de agradecer ao equipo da Frari pelo atendimento e profissionalismo, assim como pela simpatia connosco.
Nos apaixonamos com o desenho da nossa casa desde a primeira vez que a vimos. A Maria João soube imprimir a nossa personalidade e estilo de vida na nossa casa de tal maneira que agora não consigo imaginar morar num outro lugar.
Parabéns a equipa pelo excelente trabalho e feliz aniversário.”

Os Clientes

Casa Marnoto

Localização: Ílhavo, Portugal
Estado: A decorrer


“Quero felicitar também a Frari pelos seus 12 anos de profissionalismo e sucesso,que venham pelo menos mais 12 com a mesma existência e qualidade que desde o início dos projetos a Arq. Maria João nos transmite.
Relativamente aos vossos serviços estou muito satisfeita, tendo em conta os pareceres técnicos que nos são transmitidos, o profissionalismo, a qualidade, o apoio constante e o fascínio com que a Arq. Maria se entrega e nos envolve no projeto. Procura sempre enquadrar e recolher o máximo de informação sobre os nosso gostos pessoais para que o final seja um final muito feliz, com a casa do nossos sonhos.
Como a nossa casa ainda não iniciou obras, só me resta mostrar o agrado no desenho feito, com todos os pormenores que foram pedidos, nomeadamente wc’s em todos os quartos, tendo em conta o espaço curto e um espaço amplo, grande e minimalista de uma kitchenette com sala para podermos receber os nossos amigos e família, e ainda usufruir do espaço verde exterior que nos envolve de forma privada, em relação aos vizinhos.”

Os Clientes

Edifício Martins

Localização: Ílhavo, Portugal
Estado: A decorrer


“Decidimos no verão de 2021 contactar a Arquitecta Maria Fradinho por dois motivos: primeiro para promover o trabalho de conterrâneos, e segundo porque haviam provas dadas do seu excelente trabalho.
A relação com o atelier tem sido cordial e respeitosa.
Relativamente ao projecto, enquadra-se num estilo moderno – estilo esse com o qual nos identificamos.”

Os Clientes

Casa na Pateira

Localização: Aveiro, Portugal
Estado: A decorrer


“Sempre foi o nosso sonho construir a casa perfeita para a nossa família. Depois de muita pesquisa encontrámos o atleier FRARI, que nos conquistou pelo seu vasto portfolio, o seu conhecimento e o brio que mostram em todos os seus projetos.
Desde a primeira reunião que sentimos muita confiança por todo o trabalho, principalmente pelo conhecimento não só na área de arquitetura mas também de construção e de toda a informação legal necessária. Construir uma casa de raiz não é um projeto nada fácil e muitas vezes encontramos dificuldades, mas a FRARI ajudou-nos a ultrapassar todos esses momentos de uma forma celere e com eficácia.
Podemos dizer que sem a Frari não conseguíamos chegar à casa perfeita para nós. Sentimos que todos os detalhes foram feitos a pensar nas nossas necessidades e na nossa família, e nada nos pode deixar mais felizes do que já nos sentirmos em casa, mesmo ainda só estando em fase de projeto.
Estamos realmente gratos por todo o trabalho feito pela arquiteta Maria Fradinho e não podemos recomendar mais o trabalho de toda a equipa. Estamos ansiosos por continuar este projeto em conjunto e temos a certeza que o resultado final será ainda melhor do que esperamos.”

Os Clientes