Concurso Musajam Watan Urban Sculpture

Tipo: Ideia para construção de escultura urbana 
Cliente: Concurso
Localização: Al-Khobar, Arábia Saudita
Estado: Concluído
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Daniel Antunes, Ivan Dušević, Maria Além Trigo, Sara Garcia

Data de Projeto: 2025
Área do Terreno: 2400 m2
Área de Implantação: 214 m2
Artista 3D: Alan Costa

O conceito do projeto pretende celebrar a cultura da Arábia Saudita, inspirando-se na tradicional tamareira como símbolo da imortalidade e representando o seu ramo como expressão da abundância e prosperidade do Reino.
A escultura consiste num elemento que se ergue do solo após momentos de altos e baixos, evidenciando a resiliência do Reino apesar das dificuldades impostas pela geografia desértica, para depois culminar num ponto sublime de elevação, de onde brotam as tâmaras para realizar os sonhos, as esperanças e as ambições da pátria, demarcando a Arábia Saudita como um dos países mais desenvolvidos do mundo.
Este momento é marcado pelo espelho de água central, que representa a ordem divina da vida, interligando a tâmara sagrada e a água, como uma ascensão transcendente do Reino, abençoado pela união de fortes raízes tradicionais e objetivos visionários em direção ao desenvolvimento e ao progresso.
O resultado é um símbolo de boas-vindas, que manifesta a hospitalidade do Reino da Arábia Saudita como o centro do mundo Árabe.

A tamareira é a verdadeira Árvore da Vida e um símbolo importante da cultura, religião e hospitalidade da Arábia Saudita, representando a sua força e perseverança, pois esta é a única espécie que brota após ser cortada. Tal como a tamareira, o Reino regenera, desenvolve e renova-se. A escultura representa, assim, o poder, a fé e a abundância do Reino, visando um futuro próspero.
As tâmaras da escultura têm forma esférica, símbolo da perfeição, inspirando-se na característica formal da Ajwa, a espécie de eleição da Arábia Saudita. Foi escolhida a sua variação de cor, desde a imaturidade à maturidade, de modo a ser apreciada a graciosidade desta variedade cromática, que representa as cores da vida no deserto.

A escultura de 12 metros materializa-se em aço corten, apresentando uma profunda resistência e durabilidade, e o seu tom encontra-se associado à natureza quente daquela paisagem.
O corpo do objeto oscila com altos e baixos, criando momentos de bancos para contemplação da peça escultórica e momentos de vegetação aromática, possibilitando um conjunto sensorial que nos envolve na experiência de absorção da peça como um todo espiritual e cultural.

O terreno onde a escultura está localizada é feito de betão poroso, de cor bege, representando a areia do deserto, de onde brota o ramo da tamareira, desenhado através da espiral dourada, uma forma natural existente em toda a região, particularmente nas folhas das palmeiras, nas areias das dunas e nas sementes de tâmaras, sendo uma característica constante da paisagem da Arábia Saudita.
A espiral representa a ordem interna da natureza e a resiliência da vida no deserto, sendo associada ao braço da tamareira, como um só.

Aqui celebra-se a vida e, como tal, a água está presente como o seu elemento fundamental. Um espelho de água circular, com 8 metros de diâmetro, recebe as “tâmaras” maduras e quatro caminhos estreitos encaminham ao núcleo da peça, que é idealizada não apenas esculturalmente, mas também arquitetonicamente, organizando um espaço com um uso específico. Esses quatro caminhos e quatro áreas de água representam o planeta Terra e as suas quatro estações e quatro pontos cardeais, assumindo a posição e a relação do Reino com o resto do mundo.

Cutículas aquíferas brotam das tâmaras, humidificando o ambiente e criando um microclima que promove a interação mesmo nos dias mais quentes e secos. Visitar o interior deste bosque de tamareiras é uma forma de vivenciar a beleza da espiritualidade do reino, algo que se intensifica à noite, com a iluminação das tâmaras, criando efeitos de luz e brilho que nos permitem sonhar e vislumbrar os nossos eus individuais, ao mesmo tempo em que celebramos e nos comprometemos com o nosso Eu Coletivo – o Reino da Arábia Saudita.