Apartamento A&A

Tipo: Alteração Interior de apartamento T2
Cliente: Privado
Localização: Vila Nova de Gaia, Portugal
Estado: Construído
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Cristina Paião, Daniel Antunes

Data de Projeto: 2024
Data de Construção: 2025
Área do Terreno:
Área de Implantação:
Área de Construção: 104 m2

Este projeto prevê a alteração interior de um T2 sito em Vila Nova de Gaia, numa localização privilegiada com vista para a barra do rio Douro.
A encomenda solicitava a inclusão da linha curva no design do mobiliário e a utilização de cores que tornassem o espaço mais vivo e jovem, em detrimento da proposta clássica prevista para o imóvel.
Dada a localização, a inspiração cromática remete para os azuis e verdes do oceano, sendo que cada compartimento admite uma especifica tonalidade, sempre dentro da mesma harmonia de matizes.

A proposta desenvolvida revelou-se estritamente funcional, no que toca à distribuição dos espaços, já que o desafio de incluir dois espaços de trabalho em áreas por si já muito restritas, dificultava a organicidade da proposta.
A ligação direta do hall de entrada para a cozinha foi anulada, para dar lugar a um hall mais aconchegante e envolvente que, através de um móvel com remate curvo, permite e convida a descobrir o recanto de escritório que antecede a sala de estar.
Este escritório, revestido a madeira de tom natural, pretende ser um espaço confortável, mas permeável para a sala, garantindo a vista para o envidraçado sobre o rio.

No corredor dos quartos, um jogo de luzes e espelhos previa a ampliação espacial e redução da noção do seu comprimento, para então levar aos dois quartos, um com mobiliário de escritório que pode ser convertido em quarto de hospedes, e a suite principal, com um pequeno closet que antecede a instalação sanitária e a separa da zona da cama.
A escolha dos revestimentos foi cautelosamente acompanhada pelo Dono de Obra, cujo gosto pessoal remete para texturas e cores, tendo sido determinante na decisão final.

O rigor do piso de madeira em espiga, das carpintarias, do mobiliário e da iluminação, fazem deste projeto uma intervenção descomplicada e leve, mas com alma. Um desafiante jogo de tornar versátil e singular uma composição arquitetónica simples, através de uma proposta económica, mas competente.