Casa na Pateira

Tipo: Construção de Habitação Unifamiliar
Cliente: Privado
Localização: Aveiro, Portugal
Estado: A decorrer
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Sara Garcia

Data de Projeto: 2022 – 2023
Data de Construção: a iniciar
Área do Terreno: 3.312 m2
Área de Implantação: 315 m2
Área Bruta de Construção: 397 m2
Artista 3D: Tiago Vieira da Silva

A Casa na Pateira insere-se numa paisagem bucólica na zona rural de Aveiro, sendo inspirada no arquétipo de farm house. A sua simplicidade encontra afinidades com a sofisticação de detalhes arquitectónicos. Assim, numa linguagem contemporânea e minimalista, que é sustentada por linhas simples, sobriedade material e enquadramento na paisagem, desenha-se um elemento subtil, mas sedutor.

Este projeto tem a particularidade de ser implantado numa cota inferior à da via pública, resultando apenas num piso visível a partir da rua. Pretende-se, com isto, estabelecer continuidade entre o novo edificado e a envolvente, tonando-o num elemento discreto e ajustado à escala dos edifícios existentes.

Assim sendo, a fachada a Norte, para a via pública, é discreta, enquanto que a fachada a Sul contempla grandes envidraçados e desenham-se espaços que se relacionam com o logradouro verde, tirando partido da ligação directa para o jardim privado e a paisagem circundante (a Pateira de Fermentelos). As restantes fachadas são cegas, à excepção do rasgo que se faz no volume a Este para demarcar a entrada principal do edifício, que resulta da intersecção dos dois volumes.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

O rasgo e os pátios resultantes adquirem um conceito escultórico e criam um efeito de permeabilidade visual, numa relação interior-exterior constante. Os espaços interiores usufruem de iluminação e ventilação natural proveniente da fachada Norte e Sul ou dos pátios, estrategicamente posicionados.
A relação interior-exterior dos espaços surge do privilégio da implantação e promove a experiência arquitectónica aliada ao prazer estético e à funcionalidade.