Tipo: Construção de habitação unifamiliar
Cliente: Privado
Localização: Aveiro, Portugal
Estado: Em construção
Autor do Projeto: Maria Fradinho
Equipa: Sara Garcia, Ana Soares
Data de Projeto: 2022 – 2024
Data de Construção: 2024 – a decorrer
Área do Terreno: 505 m2
Área de Implantação: 155 m2
Área de Construção: 228 m2
Artista 3D: Tiago Vieira da Silva
A Casa Mélias localiza-se numa zona urbana consolidada, maioritariamente habitacional, estando inserida num loteamento urbano. Com uma área restrita e limites bem definidos, impostos pelo loteamento, a Casa Mélias desenha-se a partir da ideia de volume sólido e compacto, de forma geométrica simples, que é depois lapidada nos extremos Norte e Sul, para marcar os momentos da entrada e do lounge exterior, respetivamente.
O volume resulta de dicotomias, revelando e ocultando o interior do edifício, através da estrutura-caixa das fachadas, que se erguem e se moldam consoante a necessidade da exposição do interior.
Este jogo é composto por três materialidades: o reboco branco para a pele posterior que oculta e protege, o kerlite korten para a pele inferior que dá leveza ao conjunto e o vidro translúcido que revela sem restrições o interior da moradia.
Com dois pisos acima da cota da soleira, este edifício organiza no piso térreo as áreas sociais, onde se inclui uma garagem dentro do volume da habitação, e no piso superior as áreas íntimas, com 3 quartos.
No piso superior, um terraço partilhado por todos os compartimentos faz com que seja aproveitada a melhor exposição solar, ao mesmo tempo em que permite a contemplação da paisagem citadina.
Esta é uma moradia claramente urbana, que sabe justapor a necessidade de se relacionar com as suas duas frentes viárias, ao mesmo tempo em que singulariza a relação interior-exterior do lounge a sul, como o momento privilegiado da moradia.